6 movimentos de drenagem para fazer em 5 min todos os dias e diminuir a barriga

6 movimentos de drenagem para fazer em 5 min todos os dias e diminuir a barriga

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como objetivo eliminar a retenção hídrica. Por meio de movimentos intensos e direcionados, o sistema linfático - responsável pela circulação dos

Leia tudo

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como objetivo eliminar a retenção hídrica. Por meio de movimentos intensos e direcionados, o sistema linfático - responsável pela circulação dos fluidos pelo corpo - é estimulado, facilitando tanto a circulação dos fluidos como a circulação sanguínea, ação que contribui para a eliminação do inchaço, uma das causas da celulite, por exemplo.

A técnica, ao estimular a glândulas responsáveis pela eliminação do excesso de água, desfaz os “congestionamentos” e é uma ótima alternativa para quem quer diminuir o inchaço comum na barriga devido, especialmente, à retenção de líquido.

A esteticista Maria Luiza Medeiros, da Clínica Mônica Aribi, nos deu algumas opções de movimentos de automassagem para diminuir a circunferência abdominal.

Movimentos de drenagem

Passo 1. Com a palma da mão aberta, faça movimentos circulares exercendo uma leve pressão sobre a pele no sentido horário em toda a barriga. Tente contar ao menos dez voltas completas de manobras em movimentos lentos.

Passo 2. Se concentre em volta do umbigo, dando leves “bombadinhas” de pressão, como se estivesse desobstruindo a passagem de líquidos em direção à pelve e ao sistema excretor urinário. Repita por, pelo menos, 10 respirações longas.

Passo 3. Com as mãos fechadas, encaixe os punhos nas laterais do tronco (altura da cintura) e deslize transversalmente até a pelve. Deslize as mãos exercendo uma leve pressão, devagar, e realize todas as repetições.

Passo 4. Ainda com os punhos cerrados, leve as mãos à altura do estômago e deslize até a pelve. Fazendo todas as repetições, de modo contínuo e devagar.

Passo 5. Repita o passo 2 (nas laterais do tronco, deslizando da cintura até a pelve), agora com as mãos abertas e bem espalmadas. Faça todas as repetições.

Passo 6. Repita o passo 3 (da altura do estômago até a pelve), agora com as mãos bem espalmadas.

Repetições

De acordo com a especialista, o ideal é a realização de 10 a 15 repetições de cada movimento. É essencial usar um creme próprio para a tarefa, de preferência com ativos que ajudam na redução de gordura, como cafeína ou extrato de capsicum.