7 dicas para ser um autônomo de sucesso

7 dicas para ser um autônomo de sucesso

A cada dia, mais e mais pessoas desejam sair dos seus atuais empregos, com o sonho de se tornar empreendedores e trabalhar por conta própria. Mas, é importante lembrar que nem sempre é fácil se

Leia tudo

A cada dia, mais e mais pessoas desejam sair dos seus atuais empregos, com o sonho de se tornar empreendedores e trabalhar por conta própria. Mas, é importante lembrar que nem sempre é fácil se tornar um autônomo de sucesso.

Desafios como a gestão orçamentária adequada, por exemplo, podem ser uma pedra no meio do caminho daqueles que almejam começar o próprio negócio. Você quer se dar bem na sua atividade de autônomo, mas não sabe como chegar lá?

Para ajudá-lo nessa empreitada, este texto apresenta 7 dicas essenciais para quem quer ser bem-sucedido como autônomo. Acompanhe!

1. Aproveite toda a sua experiência
Tornar-se autônomo não é uma tarefa tão simples. E por isso é fundamental que a pessoa esteja preparada para o ofício e as responsabilidades que virão. Tente coletar o máximo de informações e experiências que adquiriu nos empregos anteriores para poder utilizar nessa nova etapa da sua vida.

Para ter êxito, é conveniente estar preparado para lidar com questões que envolvem tanto a gestão contábil quanto o relacionamento com os funcionários e clientes. Por isso, a melhor forma de adquirir esse entendimento é analisando tudo que já vivenciou nas suas relações de trabalho, observando e retirando o conhecimento necessário de cada situação.

2. Planeje-se bem
Todo bom plano precisa ser cuidadosamente estudado. Para ter sucesso como autônomo, é importantíssimo traçar um esquema detalhado sobre os passos que a empresa deve tomar.

Tenha objetivos e metas claras para serem alcançadas pela empresa. Em seguida, crie as estratégias que tornem aqueles alvos possíveis.

E vale a pena dizer que um bom planejamento financeiro do seu negócio ainda o ajudará a calcular e a conseguir o montante necessário para dar o pontapé inicial no empreendimento e, assim, gerir o negócio no futuro.

3. Não tenha medo de procurar ajuda
Nem todo mundo domina as diferentes áreas que envolvem gerir um negócio. Tendo isso em mente, uma solução prática é procurar o auxílio de outros profissionais experientes em diversas áreas. Contratar alguém para cuidar das finanças da empresa ou da área de marketing, por exemplo, pode ser de grande ajuda para um negócio que está começando.

Lembre-se: mesmo que essa atitude possa acarretar um custo maior ao empreendimento, ela pode economizar muito tempo, recursos e energia que poderão ser bem aproveitados em outras áreas da empresa.

A melhor forma de decidir se trabalhará sozinho ou em equipe é analisando realmente a sua capacidade e limitações como autônomo.

4. Mantenha o controle das suas finanças pessoais
Iniciar seu próprio negócio não é um investimento barato. Por isso, para conseguir mais dinheiro para aplicar na sua empresa, é importante que você tenha ótimo controle sobre o seu orçamento e saiba economizar na sua vida pessoal.

´Para cortar alguns gastos desnecessários e diminuir as despesas da casa, uma boa opção seria buscar marcas mais baratas, além de repensar o gasto mensal com os diversos aspectos supérfluos do lar e família.

É preciso ter em mente que os estágios iniciais da sua própria empresa demandam certa quantia de dinheiro, que envolve aspectos desde a contratação de eventuais funcionários até a criação da identidade visual e a propaganda do negócio.

Além disso, na fase de estruturação do negócio, também podem ocorrer diversos imprevistos, que pesariam ainda mais no orçamento do empreendimento. Portanto, calcule também um dinheiro extra para emergências e esteja sempre preparado.

5. Não se esqueça do marketing
Nenhum negócio cresce sem uma ótima campanha de marketing. Por isso, é extremamente importante que você saiba do papel que o marketing possui dentro do negócio. Graças a ele, o estabelecimento poderá consolidar uma imagem positiva no mercado e, consequentemente, crescer e atrair novos clientes.

Nos dias de hoje, o marketing não precisa ser mais estabelecido somente em veículos de comunicação tradicional, como a TV ou jornais. Muito pelo contrário, uma das melhores formas de se conseguir novos clientes atualmente é investindo no mundo digital.

Manter contas ativas nas redes sociais, priorizando o relacionamento com o cliente, além da divulgação de produtos e promoções, pode ser um ótimo diferencial entre as novas empresas de sucesso e as que não conseguem muitos clientes.

O ideal é contratar uma equipe de profissionais especializados que estarão envolvidos apenas com a atividade de marketing digital. Aponte diretrizes claras sobre a linguagem a ser usada nas redes, assim como quais serão os limites que esse meio de comunicação representará para você.

Vale lembrar ainda que o marketing digital representa grande porcentagem do marketing espontâneo atual. É muito simples marcar as pessoas em publicações interessantes, bem como compartilhar bons posts e recomendar estabelecimentos e profissionais, o que torna a presença on-line de uma marca ainda mais importante.

6. Continue estudando
A fim de se manter atualizado em um mercado altamente competitivo, é importante que você continue sempre estudando para se capacitar melhor.

Procure descobrir quais são seus pontos fracos dentro da gestão do seu negócio e invista nessas áreas. Seja na educação financeira ou na criação de logomarcas, é importante que o gestor sempre tenha controle de tudo aquilo que se passa na sua empresa

Estude mais sobre questões que envolvam o mercado em que você atua, pesquisando as tendências e perspectivas para o futuro. Acompanhar as previsões sobre a sua área de trabalho é extremamente importante na hora de traçar as suas estratégias de vendas, além de planejar metas reais sobre a capacidade do seu negócio.

7. Não tenha medo de arriscar
Uma característica fundamental de qualquer empreendedor é que ele não tenha medo de arriscar. Qualquer novo negócio representa certo risco. E, obviamente, nem sempre tudo sai como o planejado. Imprevistos são normais durante a vida do profissional autônomo, e é preciso ter a coragem para superar cenários desvantajosos.

Ainda assim, é essencial que o empreendedor saiba que nunca existirá um momento ideal para entrar em um mercado competitivo. Mas que, com um bom planejamento, as chances de ter um negócio de sucesso aumentam consideravelmente!

Com uma boa preparação e com o estabelecimento de expectativas reais, qualquer profissional pode se tornar um autônomo de sucesso. Nessa jornada, é importante fazer uma análise de quais são as suas capacidades e de qual será a melhor forma de abordagem para criação e implementação da sua atividade.
7 dicas para ser um autônomo de sucesso 7 dicas para ser um autônomo de sucesso