Castanha-do-pará emagrece. Saiba consumir seu leite e sua farofa

Castanha-do-pará emagrece. Saiba consumir seu leite e sua farofa

A crepioca é a mais nova receita queridinha das dietas. Essa massa diferente promete emagrecer mais do que a tapioca por promover mais saciedade e ainda pode turbinar o ganho de massa magra para as

Leia tudo

As castanhas são frutas oleaginosas ótimas para a saúde quando consumidas da maneira certa, podendo emagrecer, evitar doenças cardíacas e também o câncer. Além disso, possuem benefícios em particular: enquanto a castanha-de-caju é rica em zinco e cobre, dois minerais que combatem o excesso de radicais livres, a castanha-do-pará é uma das principais fontes de selênio, antioxidante que tem sua presença associada à diminuição do risco de câncer.

Para associar o poder das duas, a nutricionista Flavia Cyfer indica apostar em duas receitas diferentes: o leite de castanhas e a farofa de castanhas. O primeiro pode garantir uma ótima quantidade de cálcio e magnésio em uma relação muito importante para a formação dos ossos, se mostrando ainda melhor do que o leite de vaca. "Substituir o leite de vaca por um leite de castanhas evita o teor alergênico e inflamatório do leite mais comum", comenta a especialista.

Leite de castanhas

Substituir o leite de vaca tradicional pelo leite de castanhas pode garantir proteção maior aos ossos (Créditos: Shutterstock)

Para substituir o leite de vaca pelo leite de castanha-do-pará, coloque meia xícara da fruta em um litro de água, deixando de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, retire a água e enxague, depois, acrescente mais a mesma medida de água e bata essa mistura. Agora já está pronto, basta coar! Desse mesmo modo você pode fazer um leite de amêndoas, que também é uma substituição saudável para o leite mais tradicional. Use no preparo de shakes para fazer o organismo funcionar bem e ter mais saúde.

Farofa de castanhas

A farofa é saudável e pode ser polvilhada em saladas de frutas, mas é preciso ter moderação (Créditos: Shutterstock)

A farofa pode levar tanto a castanha-do-pará, quanto a castanha-de-caju. O preparo é fácil: pegue um punhado de cada uma e bata no liquidificador. A dica da nutricionista é adicionar ainda uma pitada de canela, que é capaz de tirar a vontade de comer doce. Coloque em um recipiente bem vedado e escuro e guarde na geladeira. Polvilhe em saladas de frutas com moderação.