Madrugada traz chuva forte, rajadas de vento e até neve

Madrugada traz chuva forte, rajadas de vento e até neve

O estado do tempo vai agravar-se já a partir das

Leia tudo

O estado do tempo vai agravar-se já a partir das 21h00
A Proteção Civil alerta a população para o agravamento da agitação marítima “a norte do Cabo Raso” já a partir das 21h00, o que irá proporcionar ondas de “5 a 6 metros”, uma situação que se irá manter até ao final da tarde de quinta-feira.

Quanto à chuva irão registar-se períodos de “chuva forte, passando a regime de aguaceiros com possibilidade de queda de granizo”, em especial nos distritos do Porto, Vila Real e Aveiro.

Já o vento irá “soprar forte com rajadas máximas de 80km/h” nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, sendo que nas terras altas as rajadas podem chegar aos 100km/h. Esta situação deverá manter-se até às 01h00.

A previsão da Proteção Civil inclui ainda queda de neve até à cota de 1.000 metros nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Guarda até ao início da manhã de quinta-feira.

Face ao exposto é de esperar que o piso rodoviário esteja “escorregadio” e que se formem “lençóis de água e gelo”, havendo também a possibilidade de “cheias rápidas em meio urbano” e de “inundação por transbordo de linhas de água nas zonas mais vulneráveis”.

A Proteção Civil alerta ainda para o facto de se esperar que se registem “danos em estruturas montadas e/ou suspensas”, “queda de ramos e/ou árvores em virtude do vento forte” e ainda a “possibilidade de ocorrência de acidentes na orla costeira”.