Resolvido o mistério do voo MH-370 da Malaysia Airlines?

Resolvido o mistério do voo MH-370 da Malaysia Airlines?

O avião da Malaysian Airlines que desapareceu há quatro anos com mais de 200 pessoas a bordo foi derrubado de propósito no Oceano Índico, dizem especialistas em aviação. O voo 370 da Malaysian

Leia tudo

O avião da Malaysian Airlines que desapareceu há quatro anos com mais de 200 pessoas a bordo foi derrubado de propósito no Oceano Índico, dizem especialistas em aviação.

O voo 370 da Malaysian Airlines ainda não foi encontrado, mas o grupo de especialistas internacionais apareceu no programa 60 Minutes Australia na noite de domingo (13) com uma teoria de que o desconcertante desaparecimento foi na verdade um suicídio-assassinato em massa.

Larry Vance, investigador canadense de acidentes aéreos, disse que o piloto do voo, capitão Zaharie Ahmad Shah, tomou uma decisão intencional:

Ele estava se matando; infelizmente, ele estava matando todos os outros a bordo, e ele fez isso deliberadamente.

Simon Hardy, um piloto e instrutor do Boeing 777, recriou o plano de voo do MH370 usando um radar militar e determinou que Shah entrasse e saísse da Malásia e do espaço aéreo da Tailândia para confundir os observadores.

Hardy disse:

Ele fez o trabalho porque sabemos, como fato, que os militares não vieram e interceptaram a aeronave.

Dois dos especialistas também discordaram da visão da Agência de Segurança de Transporte da Austrália de que a aeronave entrou em um “mergulho mortal”, incapaz de ser controlada por pilotos.

Hardy complementou:

Eu acho que alguém estava controlando a aeronave até o final.

A família de Shah disse à CBS News:

Apontar um dedo em direção a ele não faz deles investigadores especializados – eles têm é que encontrar o avião.

O vôo 370 desapareceu em 8 de março de 2014 com 239 passageiros a bordo. Foi descrito como um dos mais estranhos mistérios da história recente da aviação.